Home / News / Julio C de Carvalho: venho manifestar a minha indignação em relação à nova retórica política

Julio C de Carvalho: venho manifestar a minha indignação em relação à nova retórica política


Abraão Vicente (deputado do MpD) e Romeu Modesto (membro do Governo de Cabo Verde), usaram indevida e pejorativamente a terminologia “autista”

Julio c deCarvalho

Julio C de Carvalho

Carta Aberta: Nem sempre tudo que virou moda deve ser usado

Excelentíssimas Senhoras /Excelentíssimos Senhores
Considerando a vossa responsabilidade em Cabo Verde, venho através de esta mensagem manifestar a minha indignação em relação à nova retórica política altamente ofensiva usada por alguns atores da política Cabo-Verdiana.

No último debate político no programa “Ponto nos Ís” da Televisão de Cabo Verde, os senhores Abraão Vicente (deputado do MpD) e Romeu Modesto (membro do Governo de Cabo Verde), usaram indevida e pejorativamente a terminologia “autista” para acusar o outro como se as pessoas abrangidas pelo espectro do autismo fossem indignas e marginais da sociedade. Claramente, a falta de sensibilidade desses senhores em relação a uma classe que a sociedade mundial está ainda por entender (porque não existe um entendimento absoluto sobre o autismo) é mesmo preocupante e até degradante tendo em conta as funções que os Srs. Abraão Vicente, Romeu Modesto e vários outros desempenham em Cabo Verde.

ponto nos isFiquei triste porque tais responsáveis políticos não sabem ou fingem não saber o significado e peso pejorativo que significa qualificar a incompetência e falta de honestidade do adversário como sendo “autista”. Também tenho conhecimento que a utilização indevida desse termo já virou moda no seio político Cabo-Verdiano. Pura e simplesmente acusam o adversário de ser autista, sobretudo, quando são diferentes ideologicamente.

Por exemplo, na sua intervenção respondendo ao senhor Romeu Modesto (paicv), o deputado Abraão Vicente (mpd), disse no minuto 11:07 da segunda parte do show do dia 8 de outubro de 2015 que “O Dr. Romeu Modesto é a cara desse autismo que vive o governo.” O Sr. Romeu Modesto, homem responsável pela modernização da função pública de Cabo Verde em todos os seus aspectos – incluindo a inclusão e valorização do pluralismo, respondeu no minuto 11:55 dessa parte dizendo que “Você [Abraão Vicente], só pode estar a brincar… Só poderá estar a brincar em termos de autismo. O autista aqui só pode ser o Abraão Vicente.”

Minhas senhoras, Meus senhores,

Só para vos lembrar ou elucidar, entre muitas outras características, os autistas normalmente…

*   Possuem capacidade de memória muito acima da média;
*   São muito atentos aos detalhes e a` exatidão;
*   São funcionários leais e de confiança, etc.

Os autistas não são demagogos e nem fazem jogos de interesses individuais ou partidários. São pessoas honestas que não escolheram ser autistas. SENDO ASSIM, imploro a todos no sentido de juntos repudiarmos a utilização indevida da terminologia que fere os corações de muitos, principalmente dos pais que conhecem as potencialidades do filho com autismo. Nem sempre tudo que virou moda deve ser usado.

Prof. Dr. Julio C de Carvalho

Lowell, Massachusetts, 23 de Outubro de 2015


 

VIDEOS: Pontos Nos Is: com a jornalista Rosana Almeida
Convidados: Geraldo Almeida (UCID), Abraão Vicente (MpD) e Romeu Modesto (PAICV).

 

 

Pontos nos Is de 08 Out 2015 (1º parte)

Pontos nos Is de 08 Out 2015 (2º parte)

Pontos nos Is de 08 Out 2015 (3º parte)

CC:       Jose Maria Neves, Janira Almada, Cristina Fontes, Ulisses C e Silva, Carlos Veiga, Antonio Monteiro, João Santos Luis, Basilio M. Ramos, Felisberto Vieira, Jorge C Fonseca, Fernando Elisio, Fernanda Marques, Ligia Fonseca, Comissão de Direitos Humanos

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: