Home / Events Listing / Brockton palco do Concurso Revelação Vozes da Diáspora

Brockton palco do Concurso Revelação Vozes da Diáspora


O auditório do Liceu de Brockton em Massachusetts vai ser palco da VII Edição do já popular concurso de Revelação Vozes da Diáspora (RVD).

7th Vozes da diasporaO evento vei ter lugar no dia 30 de Agosto, um domingo, entre as 4 da tarde e às 8 da noite.

Este certame musical que reune crianças e adolescentes caboverdianos de vários países da diáspora caboverdiana, já foi acolhido em 5 países:

Cabo Verde, Estados Unidos da América, Portugal, França, Luxemburgo.

Esta é a segunda vez que os EUA vão acolher o evento. Na primeira oportunidade fê-lo com o estatuto do país com o maior número de imigrantes caboverdianos. Foi em 2010.

Desta vez, EUA voltam a ser palco, obedecendo ao critério de um país acolher o concurso sempre que o vencedor for residente neste mesmo país.

Kassandra Teixeira, actual estudante de curso de pilotagem na Flórida, foi a coroada no ano passado na Cidade da Praia.

 

Cada concorrente vai interpretar uma música da sua livre escolha e obrigatoriamente um tema do país onde reside.

A banda que vai acompanhar os artistas é formada por Augusto Pires nos teclados, Anderson Fontes-Baixo, Santos Spencer-Guitarra, Tchico Évora-Bateria e Denis Mota no cavaquinho.

Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais:

RHODE ISLAND

Ligafrica

Bela Vista Liquor

Flor di Brava

Cabo Verde Fish Market

Cabo Verde na Top

DORCHESTER

Restaurante Cesaria

Loja Afonso

BROCKTON

Associação caboverdiana de Brockton

Restaurante Luanda

Marvelous Cuts

MS Travel

Ellie Paris Store

TAUNTON

Restaurante TJ’s

 

UM EVENTO QUE LIGA CABO VERDE À SUA DÉCIMA PRIMEIRA ILHA

vozes-felis-brocktonO fundo arrecadado destina-se à Fundação Infância Feliz (FIF) presidida pela ex-primeira dama Adélcia Pires que apoia jovens carenciados em Cabo Verde.

É dela, este extracto do discurso pronunciado na edição anterior na ilha de Santiago:

“Este evento, de há seis anos, é resultado da 12ª edição da Gala dos Pequenos Cantores realizados em Cabo Verde, pela FIF, e que tem fomentado laços de amizade e confraternização entre os cabo-verdianos residentes e os nascidos ou criados nos diferentes Países da diáspora, o que tem também proporcionado a visibilidade de vários e grandes talentos no seio da camada juvenil, por tudo isso, aguarda-se mais uma vez um grande e agradável espectáculo”.

 

Certamente que este espírito prevalece em cada edição e a cidade dos campeões faz jus ao seu nome para que possa ver coroada de êxito esta sexta gala das pequenas estrelas, grandes cantores e defensores do nosso folcore, amanhã.

 

  1. Adélcia considera ainda que “Este reencontro da Diáspora cabo-verdiana, através da música, permite não só, aparecer as vozes, como também apelar aos valores da Nação cabo-verdiana: Paz, União, Amizade, Morabeza e Solidariedade entre caboverdianos dentro e fora do País”.

 

UM EVENTO COM PROFUNDAS RAÍSES

 

O concurso Revelação de Vozes da Diáspora tem raízes profundas e inspiradas em outros eventos inspiradores do género.

Adelcia Pires - Cassandra Teixeira

Adelcia Pires – Cassandra Teixeira

Em Cabo Verde a realização do evento de Vozes e Dança Infantis e a oportunidade de participação da Titita e Sasha na Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, Portugal, foi o resultado do trabalho

da OPADCV e Fundação Infância Feliz presidida pela Adélcia Pires.

A participação da Aldina Freire, Tititita, na 6ª edição da respectiva Gala, foi em Julho de 1984 e ficou em 1º lugar na categoria música estrangeira. De igual forma a Sasha Alhinho em Agosto de 2013, foi a vencedora da 25ª Gala

Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, na mesma categoria. Cabo Verde destaca-se, assim, no referido evento com essas duas participações.

 

A RVD, realizada em 2005, foi antecedida do Festival de Pequenos Cantores que deu ao mundo artistas, hoje , de renome como Ceuzany em 2003 com apenas 11 de idade. Ela a nomeada nas categorias Melhor Voz feminina e Melhor Artista em Palco dos prémos da CVMA 2014.

Ainda figuram nesta lista intérpreteses como Vargas Monteiro, Luis de Matos, Titita, Ritinha Lobo, Sasha Alhinho, Tatiana e Cilá todos nomes conhecidos da nossa música.

 

O destaque vai para Aldina Freire “Titita” vencedora da 6ª edição da Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz em Julho de 1984 e ficou em 1º lugar na categoria música estrangeira. De igual forma a SashaAlhinho em Agosto de 2013, foi a vencedora da 25ª edição desta gala em Portugal na mesma categoria. Cabo Verde destaca-se, assim, no referido evento com essas duas participações.

 

EIS A LISTA DOS VENCEDORES:

I Edição: 2005-Realizou-se um festival de vozes

II Edição: 2010-EUA-Ana Cabral (Portugal) 19 anos

III Edição: 2011-Portugal-Jessica Soares (França) 16 anos

IV Edição: 2012-França-Jessica Delgado (Portugal) 18 anos

VEdição: 2013-Luxemburgo-Mariana Monteiro (Cabo Verde) 18 anos

VI Edição: 2014-Cabo Verde-Kassandra Teixeira (EUA) 17 anos

VII Edição: 2015-EUA. Quem será sucessora de Kassandra Teixeira?

 

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: