Home / Cabo Verde / Ministério das Comunidades realiza Sessão de Esclarecimento nas Escolas Secundárias do País

Ministério das Comunidades realiza Sessão de Esclarecimento nas Escolas Secundárias do País

Um dos objectivos do Governo é o de promover uma emigração cada vez mais segura, baseada na legalidade e na informação pré-partida. Uma correcta política de integração passa por uma abordagem integrada dos fluxos migratórios, em que o relacionamento com os espaços de origem dos migrantes e o acesso às informações correctas e actualizadas jogam um papel crucial.

Assim, o Ministério das Comunidades (MDC), através da Direcção Geral das Comunidades (DGC), em parceria com as instituições que disponibilizam vagas para prosseguimento de estudos no estrangeiro, particularmente para Portugal, promove, como tem sido habitual, as sessões de esclarecimento e informação aos estudantes. Estas têm como objectivo aproximar o jovem estudante que prossegue estudos em Portugal, das condições de acolhimento no país de destino. Estas condições incluem: aspectos legais, mas também condições de alojamento, transporte, clima, nível de vida, sistema educativo e vida académica, entre outros.

Com esta estratégia espera-se contribuir para uma integração dos estudantes bem-sucedida e mais rápida, com resultados ao nível do desempenho académico.

  • A primeira Sessão de Esclarecimento, deste ano de 2015, teve lugar hoje, Terça-feira, 11 de Agosto, pelas 15h00, na Câmara Municipal de São Domingos;
  • No próximo dia 13 de Agosto, Quinta-feira, pelas 14h00, haverá Sessão de Esclarecimento na Câmara Municipal de Santa Cruz;
  • E, na Sexta-feira, 14 de Agosto, a Sessão de Esclarecimento será realizada na Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, pelas 10h00.

De realçar que, as sessões continuarão ao longo do mês de Agosto e Setembro por todo o país em datas a serem partilhadas oportunamente.

 

A Direcção Geral das Comunidades conta com uma Equipa de Mediadores que presta atendimento individual, confidencial e gratuito, a partir das suas instalações, Ministério das Comunidades, sito no Palácio das Comunidades, na Achada Santo António, Tel. 2607911. 

Gabinete da Ministra das Comunidades na Praia, aos 11 de Agosto de 2015

Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: