Home / Cabo Verde / Eva Ortet quer São Vicente como a terceira ilha agrícola do País

Eva Ortet quer São Vicente como a terceira ilha agrícola do País


Eva Ortet

Eva Ortet

A ministra do Desenvolvimento Rural disse hoje em São Vicente que a ilha caminha para ser a terceira agrícola de Cabo Verde, momentos depois de lançar obras de mobilização de água em diversas localidades.


Eva Ortet falava para um grande número de criadores de gado e agricultores do Madeiral, Quilómetro Seis, Ribeira de Vinha e Curral de Tortolho, na Ribeira de Julião, depois de percorrer as quatro zonas a lançar as obras, cuja inauguração fica prevista para daqui a dois meses.

O equipamento de quatro furos, a construção de reservatórios e sistemas de adução nas quatro localidades representam um investimento de 30 milhões de escudos, a juntar-se aos 150 milhões aplicados em São Vicente nos últimos anos.

GovernoLancaObrasMobilizacaoA palavra de ordem é “mobilizar água” para, segundo Eva Ortet, agricultores e criadores de gado passem a depender cada vez menos do Governo e da queda chuvas.

A ministra do Desenvolvimento Rural apelou para a modernização do sistema de rega, referindo-se ao processo de gota-a-gota, que já cobre 1200 hectares em todo o país.

Graças às apostas do Governo, indicou ainda a ministra, em 2014 não choveu em Cabo Verde, mas os mercados estiveram abastecidos graças à crescente modernização da agricultura.

Eva Ortet disse acreditar que São Vicente irá tornar-se na ilha “campeã no aproveitamento da água”.


-Inforpress
Facebook Comments
Download PDF
Google+
%d bloggers like this: